top of page

 equipe 

sinedoque 1.jpg

Lucas Vasconcellos

É o diretor da Sinédoque. Responsável pela curadoria e produção do festival.

Mestre na Prática do Documentário pela Queen Mary University of London e Bacharel pela Puc-Rio em comunicação social com habilitação em cinema.

Profissional de cinema e televisão com passagem pela Globo, Globosat, Canal Viva, Rede Telecine e Festival do Rio.

 júri 

Símbolo 2_ImgID1.png
sinedoque 11.jpg

Luciana Bezerra

Luciana Bezerra é cineasta, atriz e cursa Letras na PUC-RJ em formação de escritor. Nascida na favela do Vidigal, formada pelo Grupo Nós do Morro em artes cênicas e multiplicação de saberes, exerce em suas obras e oficinas a filosofia da generosidade intelectual. 

Seu curta “Mina de Fé” tem dois prêmios de Melhor Filme. O documentário “7 Cortes de Cabelo no Congo” recebeu o prêmio de Melhor Documentário do Festival Primeiro Olhar de Curitiba e Menção Honrosa do Festival do Rio. Lançou seu primeiro longa de ficção, “A festa de Léo”, em 2024.

sinedoque 13.jpg

Patrícia Machado

Patrícia Machado é pesquisadora, consultora em projetos de documentário, professora da graduação em Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio.

sinedoque 16.jpg

Lucas H. Rossi

Lucas H. Rossi é um realizador e produtor negro radicado no Rio de Janeiro. Venceu o prêmio de melhor documentário no Festival do Rio em 2023 com seu primeiro filme como diretor, “Othelo, O Grande”. 

Seu curta “O Vestido de Myriam” (2016), rendeu prêmios no Curta Cinema e em festivais internacionais. “Atordoado, Eu Permaneço Atento” (2019) foi exibido em diversos festivais, seguido pelo filme-ensaio “Ser feliz no vão” (2021), também amplamente selecionado.

Símbolo 2_ImgID1.png
bottom of page